Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
menu
×
Geografia

Geografia

O município de Sarandi está localizado ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul, na Região do Alto Uruguai, às margens da BR 386, a chamada Rodovia da Produção.

No aspecto administrativo, o município está dividido em três distritos: Barreirinho, Ati-açu e Novo Sarandi.

Sarandi localiza-se a uma latitude 27°56’38 sul e a uma longitude 52°55’23” oeste, estando a uma altitude de 503 metros.

Municípios Limítrofes: Constantina, Rondinha e Ronda Alta (norte), Almirante Tamandaré do Sul e Coqueiros do Sul (sul), Pontão (leste), Nova Boa Vista, Barra Funda, Novo Barreiro e São José das Missões (Oeste).

- Principais vias de acesso: BR 386, RS 404, RS 324 e RS 569.
- Distância de, aproximadamente, 100Km, ao Norte, da divisa com o Estado de Santa Catarina.
- Densidade Demográfica: 60,7 hab/Km² ( Dados de 2011 )
- Taxa de analfabetismo de pessoas com 15 anos ou mais (2010): 5,04 %
- Expectativa de Vida ao Nascer (2000): 70,13 anos
- Coeficiente de Mortalidade Infantil (2010): 7,43 por mil nascidos vivos

O município possui uma área de 353,360Km² e uma população de 22.632 habitantes, segundo dados do IBGE 2012.

Clima: predomina o clima subtropical úmido, com períodos de estiagens. Chuvas frequentes e geadas no inverno, temperaturas que variam de -1ºC a 41ºC, sendo de 19° em média.

Vegetação: as espécies predominantes nas áreas florestais são de araucárias e latifoliadas – não há dados sobre o percentual restante da área inicialmente coberta por matas nativas.

Hidrografia: fazem parte da hidrografia do município o Rio Cateretê, que atravessa a sede, o Rio da Várzea, o Rio Bonito e o Rio Turvo, além de uma grande quantidade de pequenos lagos, arroios e riachos, todos integrantes da Bacia do Rio Uruguai.

Relevo: predominância de solos férteis, profundos e bem drenados. Dos solos do município, 46,7% são considerados próprios para as culturas de soja, milho, trigo, cevada, etc, e 48,4%, com pedras soltas na superfície ou em afloramentos, ou de topografia com inclinações acentuadas, são mais adequadas para a fruticultura, pastagens e reflorestamento. O relevo do município é formado por planícies e planaltos, geologicamente situado sobre um lençol de rochas eruptivas basálticas.

A altitude média é de 480m acima do nível do mar.