Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Secretária: Marcia Lisandra Klein Beckamann

Telefone: 54 3361 5616

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Setores Vinculados:

Supervisão:
Telefone: 54 3361 5638
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cultura:
Telefone: 54 3361 5626
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Merenda:
Telefone: 54 3361 5632
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CMD:
Telefone: 54 3361 1733
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Transporte:
Telefone: 54 3361 5631
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Lei Municipal n.º 1470 de 26/10/1973.

Cria a Secretaria de Educação Municipal e dá outras providências.

“Art. 1.º - É criada no Município de Sarandi, a Secrtaria de Educação Municipal, com a finalidade de dar condições à Administração Municipal de assumir os encargos prvistos na Lei Federal n.º 5692/71, e no Plano Estadual de Implantação da Reforma do Ensino.

Art. 2.º - O objetivo que esta Secretaria terá em visão são: a) assumir progressivamente a responsabilidade pelo ensino de 1.º grau. b) elaborar, executar e avaliar o Plano de Educação Municipal. (...)”


A educação tem que surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que agucem a curiosidade, a imaginação e a criatividade.
Sarandi é um município em que a educação é levada a sério.  São nove escolas municipais, sendo que dessas, cinco são de Educação Infantil, sendo elas: EMEI Balão Mágico, EMEI Bem-te-Vi, EMEI Sonho de Infância,EMEI Dona Ruth, EMEI Vó Adélia e quatro de Ensino Fundamental: EMEF Milton Alves de Souza, EMEF Mª Fortunata Armanini, EMEF Pe.Luiz Vigna e EMEF Vó Ana Prestes. São oito escolas estaduais: EEEF Albina Capoani Pazini – CIEP, EEEF Dom José Coutinho, EEEF Dr.João Carlos Machado, EEEF Pe. Luís Vigna, EEEF Pe. Manoel Gonzáles, EEEF Raimundo Lopes da Cunha, EEEF Sepé Tiaraju, EEEM Dr. Aldo Conte. São duas escolas particulares: Escola de Ensino Fundamental Criança Feliz/Universos, Escola de Ensino Médio Sarandi, uma extensão universitária (Universidade de Passo Fundo – UPF) e ainda três instituições filantrópicas, que mantêm parcerias com entidades que incentivam os jovens alunos a buscar alternativas que lhe acrescentem um maior aprendizado para a vida, como a parceria com o Lar da Menina e o Patronato Julio Maílhos. Também, a Escola de Educação Especial Bem – Me – Quer – APAE que atende alunos especiais, dando a esses, oportunidades reais de integração e inclusão na sociedade, totalizando em torno de 5.000 alunos no município.
Educação digna e de qualidade é um direito de todo cidadão, e é por isso que, através do lema “ Educação alicerçada na cooperação, ética e disciplina, promovendo a cidadania e o desenvolvimento integral”, a Administração Kasper/Grando, através da   Secretaria Municipal de Educação – Departamento de Cultura, realiza projetos de leitura, meio ambiente, Educarte – Educação através da Arte – com atividades de Coral Infantil, Juvenil e de Terceira Idade, Grupo de Dança, Banda Marcial, Oficina de Arte, GMAC – Grupo Municipal de Artes Cênicas e Oficina de Capoeira.  e, ainda, em parceria com o Sicredi, o “Programa  A União Faz a Vida”, que visam desenvolver ainda mais o gosto das crianças e adolescentes pelo universo escolar.
O Departamento de Cultura também valoriza os artistas locais, nas suas mais diversas manifestações, que muitas vezes, de forma simples e anônima, promovem a arte e elevam o nome da cidade das mais diferentes formas, através de eventos como:   Encenação de Páscoa, Festival da Canção Interescolar , Semana da Pátria, Semana Farroupilha, Feira do Livro na Praça, Natal Sonho e Luz , entre outros eventos culturais.
educacao
Primar pela qualidade da educação perpassa por vários aspectos que não é somente o pedagógico. Oferecer Formação Continuada para os professores, organizar o Laboratório Efetividade na Aprendizagem para os alunos, melhorar os espaços escolares, zelar pela qualidade da merenda escolar, distribuir gratuitamente uniformes e material escolar, instalar climatizadores e lousas interativas nas salas de aula e outras ações em prol dos alunos fazem parte do projeto da Secretaria Municipal de Educação que como resultado vê o sucesso na aprendizagem.
Saber fazer bem tem a ver com uma série de virtudes que norteiam o trabalho da SME: sensibilidade para conduzir pessoas, resolver conflitos, fazer encaminhamentos; determinação; firmeza; eficiência; otimismo; diplomacia; discrição; prudência nas parcerias; serenidade para resolver situações delicadas; seriedade, precisão, cautela, honestidade na definição, aplicação e prestação de contas; disciplina e pontualidade na condução do trabalho; compreensão quando situações especiais assim o requeiram e autenticidade e coerência entre o dizer e o fazer.

Norteada por estes princípios, a SME atua por uma educação que priorize:

  • A Cooperação e Cidadania
  • A Ética e Disciplina
  • O Desenvolvimento Integral

Profissional da Educação

  • Valorização do profissional da educação, nas questões humanas de aperfeiçoamento e financeiras;
  • Viabilização de Formação Continuada gratuita para todos os profissionais da Educação, independente de rede de ensino (cursos, encontros e seminários);
  • Convivência e Cooperação entre os Profissionais que atuam na Escola.  As boas inter-relações promovem um ambiente mais agradável e com isso possibilitam a oportunidade de um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz. Boas relações se manifestam por meio de diálogo, troca, paciência, compreensão, tolerância e trabalho em espírito de equipe.

A SME estabeleceu como meta Escolas com Educação de Qualidade, primando por:

  • Organização dos espaços escolares, tornando-os agradáveis, confortáveis e promotores de aprendizagem efetiva;
  • Escola como espaço de múltiplas possibilidades tendo como foco central a aprendizagem;
  • Avaliação constante, tanto interna como externa da escola, de alunos e docentes, como instrumento indispensável;
  • Atividade Pedagógica organizada e disciplinada.

EQUIPE DA SME

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:
BEATRIZ GEHLEN

DEPARTAMENTO PEDAGÓGIOCO E RH:
FLÁVIA SIGNOR POZZENATO
MÁRCIA LISANDRA KLEIN BECKMANN
RUDIANE LORENZZON COLET
SONIA MARIA DOS SANTOS TONIN

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO:
ALICE FORNARI
MAROSANE CARDOZO
ADRIANE REOLON

DEPARTAMENTO DE CULTURA:
LIANE KRÜGER SAMUEL
ELIZABETE DOS SANTOS

DEPARTAMENTO DE TURISMO:
LUCIANE PIASSA
SILVANA CLARICE SASSI

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:
RITA CLEUZE DE ZORZI PIGOZZO

ATENDIMENTO:
VAINER ROSSATTO

Conheça as nossas Escolas

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARAÍSO DA INFÂNCIA

paraisoinauguracao
A EMEI Paraíso da Infância iniciou suas atividades no dia 05 de Maio de 2014, quando aconteceu a solenidade e aula inaugural, sendo que sua inauguração oficial ocorreu no dia 20 de junho de 2014, dando início às comemorações da Semana do Município.

A Escola Paraíso da Infância faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-Infância), criado pelo Governo Federal, em parceria com o Município de Sarandi, visando proporcionar educação de qualidade e ampliar a oferta de vagas para a Educação Infantil, favorecendo os pais que precisam deixar seus filhos aos cuidados da escola para trabalhar.

A nova escola iniciou suas atividades com crianças de 0 a 5 anos de idade, abrangendo todas as etapas: Berçário I, Berçário II, Maternal I, Maternal II, Jardim e Pré-Escolar. As turmas serão ampliadas gradativamente e em sua capacidade máxima a escola atenderá até 240 crianças.  Atualmente conta com o trabalho de 5 professoras, 11 atendentes, 5 funcionários, tendo em sua direção a Professora Beloni Ana Brun  de Quadros.

A EMEI Paraíso da Infância representa um marco nos avanços e desenvolvimento de Sarandi, demonstrando o empenho e preocupação do Poder Público em atender as necessidades dos munícipes, bem como sua atenção em relação à educação e ensino de qualidade.

Escola Municipal de Educação Infantil Vó Adélia

voadelia
Localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 624, Bairro Kênnedy.
Atua na educação de crianças da Educação Infantil.
Direção: Celina Soares               
Professores: 14
Atendentes - 18
Funcionários(as): 07
São 10 turmas distribuídas desde o Berçário I até o Pré-Escolar.
Total de alunos da escola: 208

Escola Municipal de Educação Infantil Sonho de Infância

sonhodeinfancia
Localizada na Rua C, sn, Bairro Vicentinos.
Atua na educação de crianças da Educação Infantil a partir de três anos de idade.
Direção: Daniela Sartori               
Professores: 06
Atendentes - 01
Funcionários(as): 03
São 06 turmas distribuídas desde o Maternal I  até o Pré-Escolar.
Total de alunos da escola: 99

Escola Municipal de Educação Infantil Dona Ruth

donaruth
Localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 101, Bairro Kênnedy.
Atua na educação de crianças da Educação Infantil desde o Berçário ao Jardim.
Direção: Nelci De Marco               
Professores: 10
Atendentes - 13
Funcionários(as): 04
São 06 turmas distribuídas desde o Berçário I até o Jardim.
Total de alunos da escola: 117

Escola Municipal de Educação Infantil Balão Mágico

balaomagico
Localizada na Rua Marcílio Dias, sn, Vila Maria
Atua na educação de crianças da Educação Infantil
Direção: Glacir Tente                
Professores: 05
Funcionários(as): 01
São 04 turmas desde o Maternal II até Pré-Escolar
Total de alunos da escola: 80

Escola Municipal de Educação Infantil Bem-Te-Vi

bemtevi
Localizada na Rua Miguel Ortolan, nº 1168, Bairro Centro
Atua na educação de crianças da Educação Infantil
Direção: Rosimeri Tonetto de Souza
Professores: 03
Funcionários(as): 01
São 03 turmas – 01 jardim e 02 Prés-Escolares
Total de alunos da escola: 51

Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Fortunata Armanini

mariafortunata
Localizada na Rua Marcos Novello, nº 478, Bairro Vicentinos.
Atua na educação de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. 
Direção: Magda Tomedi
Vice-Direção: Fabiana Rodrigues
Coordenação: Alexandra Garbozza
Professores: 29
Funcionários(as): 08
São 18 turmas de Ensino Fundamental.
Total de alunos da escola: 379

Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton Alves de Souza

milton
Localizada na Rua Santa felicidade, sn, Bairro Santa Catarina.
Atua na educação de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. 
Direção: Ieda Pasqualotto
Vice-Direção: Tatiana Pelizzari
Coordenação: Marisa Debona
Professores: 36
Funcionários(as): 07
Total de alunos da escola: 485

Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Luiz Vigna

luizvigna
Localizada na Avenida Santa Gema, sn, Bairro Santa Gema.
Atua na educação de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 
Direção: Ivana Tramontina                
Professores: 15
Funcionários(as): 04
São 10 turmas distribuídas desde o Jardim até o Ensino Fundamental  
Total de alunos da escola: 167

Escola Municipal de Ensino Fundamental Vó Ana Prestes

anaprestes
Localizada na Rua  Arlindo Pilonetto, nº 396, Cohab. 
Atua na educação de alunos da Educação Infantil e  Ensino Fundamental.  
Direção: Marcianita Sabadin                  
Coordenação: Graziela Tizziani
Professores: 17
Atendentes - 03
Funcionários(as): 04
São  05 turmas de Educação Infantil desde o maternal II até o Pré-Escolar e 06 turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental 
Total de alunos da escola: 273


Conheça Nossos Projetos

A União faz a Vida - Convênio SICREDI - PUFV

uniaofazavida
O Município efetivou a adesão ao Programa A União Faz a Vida com o objetivo de desenvolver a educação integral das crianças e adolescentes.  Não se trata de trazer mais trabalho para os professores, mas é uma complementação e aprofundamento do que já se realiza nas escolas, com ênfase nas práticas da cooperação e cidadania.  A cooperação deve ser o coração da proposta educativa, o trabalho cooperativo  exige autodisciplina e desperta o interesse dos alunos para o conhecimento.
uniao01 uniao02

Ampliação dos dias de atendimento nas creches

creches02
Nossas crianças têm direito à creche durante o ano todo, recebendo cuidados, educação, segurança e afetividade, imprescindíveis para o seu desenvolvimento.
Com a Lei do Executivo Municipal nº 4.073 de 12 de outubro de 2011, as creches municipais atendem obrigatoriamente nos doze meses do ano, as crianças em idade de creche, gerando com comprovação já constatada, tranquilidade para pais e mães trabalhadores.
Nesse período as professoras nomeadas permanecem em recesso e as crianças ficam sob os cuidados das atendentes e outras professoras voluntárias. Na escola infantil, esse tempo é de muitas brincadeiras para que as crianças que precisam da creche, também possam sair um pouco da rotina diária, pois é época de férias escolares.
 creches01

Projeto efetividade no Processo Ensino x Aprendizagem

efetividade
Viabilizar condições para que os alunos realmente aprendam, esse é o nosso compromisso.
A designação dos professores para atuar no Projeto é realizada de forma criteriosa, pois  deposita-se uma grande confiança na realização desse trabalho que é essencial para que os alunos apresentem progressos e superem as dificuldades, com atividades pedagógicas diferenciadas. Assim como o professor titular, o professor do Laboratório de Aprendizagem tem o compromisso de  promover a aprendizagem dos alunos.

Formação Continuada: Curso e Seminário

Investir no Professor e na sua atualização é fundamental para garantir uma educação de qualidade.

continuada01Palestrante  Ms. Max  Haetinger

continuada02  Palestrante Jorge Trevisol
continuada03Participam da Formação Continuada promovida pela SME Profissionais da Educação de todas as Redes de Ensino

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – 2013 e 2014

pacto
Formação Continuada aos Professores Alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino (1º, 2º e 3º anos).

Entrega de Uniformes aos alunos da Rede Municipal de Ensino

uniformesQuanto antes os incentivos ao aprendizado vierem, mais chance a criança terá de se tornar um adulto bem preparado.

Programa Sorrindo para o Futuro

sorrindoA Secretaria Municipal de Educação fez a adesão ao programa Sorrindo para o Futuro, desenvolvido pelo SESC - que visa a melhoria das condições de saúde das crianças em idade escolar. As crianças recebem cartilhas e kits dentais para cuidados com a saúde bucal, além de acompanhamento de Dentistas e Nutricionista.

Proinfância

proinfanciaGarantir o direito à Educação Infantil
Em construção a creche do PROINFÂNCIA no Bairro Vicentinos que atenderá crianças desde o Berçário até a Pré-Escola.


Ensino Superior

POLO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSDADE ABERTA DO BRASIL DE SARANDI – PUUABS

O Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Sarandi está situado junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Luiz Vigna, no Bairro Santa Gema.
Implantado através da Lei Municipal nº 3.923, de 10 de agosto de 2010, o Polo teve sua aprovação definitiva como apto no dia 27 de junho de 2012, tendo como intermediária a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.
O Polo tem como objetivo atuar de forma articulada e compartilhada com as Universidades e Institutos Federais para ofertar cursos de Licenciatura e oferecer Cursos de Graduação e Especialização na modalidade EAD.
A Coordenação do PUUABS é realizada pela Professora Ivana Cescon Tramontina  e a manutenção é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. A Secretaria também cedeu uma funcionária da SME para atuar na secretaria do Polo no turno da noite.
O primeiro curso ofertado no polo iniciou em 2012 e teve conclusão em final de 2013 (Curso de Especialização em Gestão Educacional). Em outubro de 2013, deu-se  início a uma nova turma de Gestão Educacional.
Em agosto de 2013, aconteceu o Vestibular da FURG para os Cursos de Graduação em Letras\Espanhol e Pedagogia, as aulas iniciaram em outubro do mesmo ano. Em março de 2014, aconteceu o Vestibular para o Curso de Tecnólogo em Agricultura Familiar e Sustentabilidade.
Atualmente, são dois Cursos de Graduação em andamento: Pedagogia e Letras\Espanhol pela FURG de Rio Grande; dois Cursos de Especialização: Especialização em Mídias na Educação pelo IFSUL de Pelotas; Especialização em Gestão Educacional pela UFSM e um Tecnólogo em Agricultura Familiar e Sustentabilidade pela UFSM.  No segundo semestre deste ano de 2014, iniciará mais uma turma de Especialização em Gestão Educacional pela UFSM. No segundo semestre de 2015, iniciará um Curso de Formação Continuada para os Professores em Mediadores de Leitura e Bibliodiversidade pela UFRGS de Porto Alegre.
As aulas presenciais dos Cursos de Graduação geralmente acontecem em sextas-feiras à noite e sábados durante o dia, a cada quinze dias, dependendo de cada disciplina. Nos Cursos de Especialização, os alunos se dirigem ao Polo para realizar as avaliações que são presenciais.
Importante esclarecer que os alunos não frequentam o polo todos os dias, por isso, a denominação “Polo de Apoio Presencial”, mas devem reservar um tempo todos os dias para realizar as atividades em casa, na Plataforma, todas as atividades que os professores postam para os alunos devem ser realizadas dentro dos prazos estabelecidos.
Os alunos podem contar com os Tutores Presenciais, que são professores residentes em Sarandi, que os acompanham através da Plataforma para verificação da realização das atividades e podem sanar dúvidas no polo ou por telefone. Os tutores recebem Bolsa da CAPES\MEC para realizar o trabalho de tutoria presencial. Estes se fazem presentes no polo nos turnos da manhã, tarde ou noite, perfazendo um total de 20 horas semanais distribuídas nos turnos. O Coordenador do Polo também recebe uma Bolsa da CAPES\MEC para exercer a função.
A próxima ação dos gestores do Polo (Coordenação, Poder Público Municipal e SME) será a de visitar as Universidades e Institutos Federais apresentando o resultado do levantamento de Demanda de Curso, realizado em Junho, para solicitar a oferta de novos Cursos para o Polo conforme as demandas.