Secretaria de Agricultura e do Planejamento

Secretaria Municipal de Agricultura e do Planejamento

Responsável: Glauber Kunzler

Telefone: 54 3361 5628

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Lei Complementar n.º 088, de 1.º de março de 2017


Lei Municipal n.º 2387, de 14-01-1993.

Art. 1.º, § 2.º - Compete a Secretaria da Agricultura fomentar o desenvolvimento do setor agropecuário, traçando uma política para o setor que venha ao encontro ao pequeno e médio agricultor, elaborando política e projetos voltados ao crescimento da agropecuária em Sarandi.

Lei Complementar n.º 049, de 14-07-2010.

Art. 2.º - Fica criada, na estrutura administrativa do Município de Sarandi/RS, a Secretaria Municipal de Agricultura, com a consequente criação do cargo de Secretário (...).


O objetivo da Secretaria Municipal de Agricultura é promover o desenvolvimento rural,com trabalhos de apoio e incentivo para os produtores, fomentando o sistema de diversificação no modelo de produção, gerando renda com sustentabilidade, inclusão social e produtiva, bem como estreitar os caminhos de acesso a programas federais e estaduais e fortalecer as parcerias com entidades comprometidas no desenvolvimento do município.   

A prioridade da Secretaria é fortalecer as cadeias produtivas das economias de base familiar e cooperativa, conjugando melhoria de renda, qualificação tecnológica e sustentabilidade social e ambiental.

Trabalhamos de forma conjunta com as demais Pastas de Governo, tendo em vista que a Agricultura é uma atividade importantíssima para manter em equilíbrio todos os setores, socioeconômico, cultural e ambiental, compreendido que a vocação de trabalhar no campo vai além da produção e negócios, mas como um modo de vida.

Alguns dados da Agricultura de Sarandi

agricultura1agricultura22º Lugar na Economia Municipal

Departamento de Meio Ambiente

O Departamento de Meio Ambiente, vinculado a SMA, desenvolve trabalhos relacionados à preservação ambiental, visando compactuar com projetos sustentáveis, com vistorias em novos empreendimentos para licenciamentos ambientais.

botao vejamais